Ordem de serviço | Atendimento

Na aba de ordem de serviço você realiza a venda de um serviço, como um meio de controle dos serviços a serem prestados.

Contém informações como: cliente, data de entrega, tipo de serviço, produto, laudo técnico, descrição, descontos e condições de pagamento.

Atenção! Se o seu sistema estiver personalizado para Pet Shop, ordem de serviço é o mesmo que atendimento.

Para instalar o módulo de ordem de serviço, na página inicial clique no ícone da engrenagem ⚙️ -> Personalize o Azulou -> Ordem de serviço -> Instalar

Como criar uma ordem de serviço?

1. Clique no campo Vendas, na tela inicial do seu aplicativo

2. Verifique se está na aba de ordem de serviço e clique no botão + -> Ordem de serviço

3. Selecione os serviços, adicione e clique em Próximo

4. Caso deseje, insira também produtos e clique em Próximo

5. Preencha as informações e clique em Próximo

6. Preencha os dados do pagamento e clique em Finalizar

Atenção!

  • Você pode fazer esse mesmo processo pelo botão +, que está no canto inferior direito da tela inicial do seu aplicativo.

  • Você pode adicionar um cliente já existente ou criar um novo no momento da criação da ordem de serviço.

  • Caso você trabalhe com sub-clientes, basta inserir o nome do contato que você criou e, em seguida, selecionar o sub-cliente desse contato, que já foi cadastrado previamente.

  • Na ordem de serviço você pode inserir os serviços e, também, os produtos, mas eles já devem estar cadastrados.

Como realizar o pagamento de uma ordem de serviço?

Após o lançamento de contas de um ordem de serviço, as contas estarão disponíveis na aba:

1. Clique no campo Financeiro, na tela inicial do seu aplicativo -> Lançamentos

2. Clique no canto superior da tela e filtre as receitas -> Aplicar filtros

3. Clique sob a ordem de serviço que deseja pagar -> Pagar

4. Selecione a conta e confirme o pagamento

Como editar uma ordem de serviço?

1. Clique no campo Vendas, na tela inicial do seu aplicativo e verifique se está na aba de ordem de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja editar

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em Financeiro, na tela inicial do app -> Lançamentos -> Clique sob a OS que deseja estornar o pagamento -> Estornar

4. Volte para a aba de vendas, estorne o estoque e as contas lançadas, na parte superior da tela e confirme as ações

5. Clique no campo Editar, altere as informações e atualize sua ordem de serviço.

Como estornar estoque e contas de uma ordem de serviço?

1. Clique no campo Vendas, na tela inicial do seu aplicativo e verifique se está na aba de ordem de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja editar

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em Financeiro, na tela inicial do app -> Lançamentos -> Clique sob a OS que deseja estornar o pagamento -> Estornar

4. Volte para a aba de vendas e caso deseje estornar o estoque, clique no campo amarelo Estoque lançado, no canto superior da tela

5. Caso deseje estornar o lançamento de contas, clique no campo verde Contas lançadas, no canto superior da tela

Como excluir uma ordem de serviço?

1. Clique no campo Vendas, na tela inicial do seu aplicativo e verifique se está na aba de ordem de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja excluir

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em Financeiro, na tela inicial do app -> Lançamentos -> Clique sob a OS que deseja estornar o pagamento -> Estornar

4. Volte para a aba de vendas, estorne o estoque e as contas lançadas, na parte superior da tela e confirme as ações

5. Por fim, clique nos três pontinhos no canto superior da tela e clique em Excluir.

Para instalar o módulo de ordem de serviço clique em Início -> Configurações -> Módulos -> Serviços -> Ordem de serviço -> Instalar.

Como criar uma ordem de serviço?

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique no botão + Ordem de serviço

3. Preencha os dados e clique em Criar

Atenção!

  • Você pode adicionar um cliente já existente ou criar um novo no momento da criação da ordem de serviço.

  • Caso você trabalhe com sub-clientes, basta inserir o nome do contato que você criou e, em seguida, selecionar o sub-cliente desse contato, que já foi cadastrado previamente.

  • Na ordem de serviço você pode inserir os serviços e, também, os produtos, mas eles já devem estar cadastrados.

Como realizar o pagamento de uma ordem de serviço?

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço desejada

3. No fim da página, no campo Pagamentos, clique nos três pontinhos ao lado do valor -> Pagar

4. Selecione a forma de pagamento e a conta, depois clique em Confirmar pagamento

Como editar uma ordem de serviço?

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja editar

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em pagamentos, no final da página.

4. Depois clique em editar e confirme o estorno.

5. Altere as informações desejadas e clique em Salvar

Como estornar estoque e contas de uma ordem de serviço?

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja editar

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em pagamentos, no final da página.

4. Caso deseje estornar o estoque, clique no campo amarelo Estoque lançado, no canto superior da tela

5. Caso deseje estornar o lançamento de contas, clique no campo verde Contas lançadas, no canto superior da tela

Como excluir uma ordem de serviço?

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja excluir

3. Se a sua ordem de serviço já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em pagamentos, no final da página

4. Estorne o estoque e as contas lançadas, na parte superior da tela e confirme as ações

5. Por fim, clique em Mais opções -> Excluir

Como imprimir uma ordem de serviço? Somente na versão WEB

1. Acesse Início -> Vendas -> Ordens de serviço

2. Clique sob a ordem de serviço que deseja imprimir

3. Clique em Mais opções -> Imprimir

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