Ordem de compra

O módulo de ordem de compra auxilia o gerenciamento das compras solicitadas pela empresa, sendo a primeira etapa do processo de compra.

A partir dos registros feitos nesse módulo podem ser gerados os lançamentos de estoque, contas a pagar e gerenciar o status dos pedidos aos fornecedores.

Atenção! O módulo de ordem de ordem de compra só pode ser instalado se o módulo de controle de estoque já estiver instalado.

💻 WEB

Para instalar o módulo de ordem de compra clique em Início -> Configurações -> Módulos -> Suprimentos -> Ordem de compra -> Instalar

Como criar uma ordem de compra?

  1. Acesse Início -> Cadastros -> Produtos -> Ordens de compra -> Nova ordem de compra

  2. Preencha as informações do fornecedor já cadastrado ou crie um novo

  3. Adicione o prazo de entrega, caso necessário

  4. Preencha o campo Produtos selecionando um produto previamente cadastrado, e as demais informações (para adicionar outro produto clique em + Adicionar outro produto)

  5. Informe os dados das condições de pagamento e adicione observações, caso necessário.

  6. Após finalizar, clique em Criar.

Atenção! Para incluir produtos em uma ordem de compra, eles já devem estar cadastrados.

Como lançar estoque e contas através da ordem de compra automaticamente ou manualmente?

Essa função é essencial para melhorar o controle das suas ordens de compra, evitando e minimizando os erros.

Para configurar essa funcionalidade:

1. Acesse Início -> Configurações -> Preferências

2. Caso deseje lançar estoque e contas manualmente, basta ativar a preferência. Caso deseje que seja automático, deixe inativo.

3. Por fim, clique em salvar

Como estornar estoque ou contas de uma ordem de compra?

1. Acesse Início -> Cadastros -> Produtos -> Ordens de compra

2. Clique sob a ordem de compra que deseja estornar

3. Caso deseje estornar o estoque, clique no campo amarelo Estoque, no canto superior da tela

4. Caso deseje estornar o lançamento de contas, clique no campo verde Contas lançadas, no canto superior da tela

5. Confirme a ação clicando em Estornar

Atenção! Para editar uma ordem de compra, o estoque e o lançamento de contas devem ser estornados.

Como realizar o pagamento de uma ordem de compra?

Após o lançamento de contas de um ordem de compra, as contas estarão disponíveis na aba:

1. Início -> Financeiro -> Contas a pagar

2. Clique nos três pontinhos ao lado da ordem de compra (OC) que deseja pagar

3. Selecione a conta e confirme o pagamento

Como excluir uma ordem de compra?

1. Acesse Início -> Cadastros -> Produtos -> Ordens de compra

2. Clique sob a ordem de compra que deseja excluir

3. Se a sua ordem de compra já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em pagamentos, no final da página.

4. Estorne o estoque e as contas lançadas, na parte superior da tela e confirme as ações

5. Por fim, clique em Excluir

📱 APP

Para instalar o módulo de ordem de compra, na página inicial clique no ícone da engrenagem ⚙️ -> Personalize o Azulou -> Ordem de compra -> Instalar

Como criar uma ordem de compra?

1. Clique no campo Produtos, na tela inicial do seu aplicativo -> Clique nos três pontinhos, no canto superior da tela -> Ordens de compra -> Nova ordem de compra

2. Preencha as informações do fornecedor já cadastrado ou crie um novo

3. Adicione o prazo de entrega, caso necessário

4. Preencha o campo Produtos selecionando um produto previamente cadastrado, e as demais informações (para adicionar outro produto clique em + Adicionar outro produto)

5. Informe os dados das condições de pagamento e adicione observações, caso necessário.

5. Após finalizar, clique em Criar ordem de compra.

Atenção! Para incluir produtos em uma ordem de compra, eles já devem estar cadastrados.

Como lançar estoque e contas através da ordem de compra automaticamente ou manualmente?

Essa função é essencial para melhorar o controle das suas ordens de compra, evitando e minimizando os erros.

Para configurar essa funcionalidade:

1. Na página inicial clique no ícone da engrenagem ⚙️ -> Preferências

2. Caso deseje lançar estoque e contas manualmente, basta ativar a preferência. Caso deseje que seja automático, deixe inativo.

3. Por fim, clique em salvar

Como estornar estoque ou contas de uma ordem de compra?

1. Clique no campo Produtos, na tela inicial do seu aplicativo -> Clique nos três pontinhos, no canto superior da tela -> Ordens de compra

2. Clique sob a ordem de compra que deseja estornar

3. Caso deseje estornar o estoque, clique no campo amarelo Estoque lançado, no canto superior da tela

4. Caso deseje estornar o lançamento de contas, clique no campo verde Contas lançadas, no canto superior da tela

5. Confirme a ação clicando em Estornar

Atenção! Para editar uma ordem de compra, o estoque e o lançamento de contas devem ser estornados.

Como realizar o pagamento de uma ordem de compra?

Após o lançamento de contas de um ordem de compra, as contas estarão disponíveis na aba:

1. Clique no campo Financeiro, na tela inicial do seu aplicativo -> Lançamentos

2. Clique no canto superior da tela e filtre as despesas -> Aplicar filtros

3. Clique sob a OC que deseja pagar -> Pagar

4. Selecione a conta e confirme o pagamento

Como excluir uma ordem de compra?

1. Clique no campo Produtos, na tela inicial do seu aplicativo -> Clique nos três pontinhos, no canto superior da tela -> Ordens de compra

2. Clique sob a ordem de compra que deseja excluir

3. Se a sua ordem de compra já estiver sido paga, é necessário estornar o valor pago em Financeiro, na tela inicial do app -> Lançamentos -> Despesas -> Clique sob a OC que deseja estornar o pagamento -> Estornar

4. Volte para a aba de ordem de compra, estorne o estoque e as contas lançadas, na parte superior da tela e confirme as ações

5. Por fim, clique nos três pontinhos no canto superior da tela e clique em Excluir

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